main-slide.jpg

Projeto Censo

Uma iniciativa do Centro de Estudos da Metrópole

Domicílios

 

As variáveis que caracterizam os domicílios têm aplicação restrita aos domicílios particulares. Elas indicam características de consumo, condições de habitação e do entorno da residência. Parte delas é coletada via entrevista e parte através da observação e registro feitos pelos entrevistadores ou técnicos do IBGE. Essas informações podem estar contidas no banco de dados de pessoas (i.e., quando os indivíduos representam os registros [linhas] da matriz de dados), ou podem compor um banco de dados específico, em que os domicílios são os registros.

A partir de uma ampla revisão dos quesitos sobre domicílios dos censos de 1950 a 2000 e de uma versão experimental do questionário de 2010, Suzanna Cavenaghi (2010) faz uma análise de itens bastante completa. A autora propõe o agrupamento das variáveis de domicílio em três categorias: Acesso a Serviços Públicos, Características Físicas e Bens Duráveis. A tabela a seguir explora as variáveis relativas às características do domicílio e faz uso dos agrupamentos propostos pela autora. Para mais informações, ver também Alves (2004).

 

 

Referências:

ALVES, Jose Eustaquio Diniz. As características dos domicílios brasileiros entre 1960 e 2000. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas, 2004. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv3124.pdf 

CAVENAGHI, Suzana. “Informe técnico - A experiência do Brasil nos módulos de domicílio e família nos censos demográficos”. CEPAL - Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE) - División de Población. Seminario-taller “Los censos de 2010 y las condiciones de vida” Santiago, 7 al 9 de junio de 2010.