Universo e Amostra

Imprimir

Censos demográficos são pesquisas muito extensivas e caras. A população brasileira é muito grande e o território nacional muito extenso; o que eleva muito as dificuldades de coordenação e articulação de uma pesquisa com esse escopo. Justamente por esse fato, os questionários dos Censos sempre foram bastante restritos, contendo entre 9 e 30 questões, ao longo do período entre 1940 e 2010.Tais restrições de ordem prática limitam intensamente o escopo dos temas investigados – e certamente enseja inúmeras disputas (acadêmicas, mas principalmente políticas) com respeito aos itens que devem ou não ser perguntados.

Para contornar esse problema, desde 1960, o Censo Demográfico consiste de duas pesquisas realizadas simultaneamente. Naquele ano, além da pesquisa tradicional, aplicada a toda população (ou universo) o IBGE introduziu uma pesquisa amostral: uma fração da população responde um questionário mais extenso, que abarca e contém também aquelas mesmas perguntas feitas à população como um todo (isto é, ao universo ou não amostra). 

Com isso, se tornou possível realizar estudos mais aprofundados que não seriam logística e economicamente viáveis na escala populacional. Em contrapartida, com o advento da pesquisa amostral, o número de tópicos investigado no universo foi se tornando mais reduzido.

 


A fração amostral era de 25% nos anos de 1960, 1970 e 1980 e passou para 10% em 1991, 2000 e 2010. Trata-se de um contingente bastante extenso, que abarca em torno de 25 milhões de pessoas em cada uma das edições. Deste modo, possui uma ínfima margem de erros. Assim, desde 1960, os dados do universo apenas se revelam interessantes para análises de níveis geográficos muito desagregados (setores censitários, que reúnem cerca de 230 domicílios ou aproximadamente 700 indivíduos). 

 

Denomina-se Questionário Básico (também chamado de Questionário do Universo ou Questionário da não-amostra) aquele aplicado em todas as unidades domiciliares -- exceto, obviamente, naquelas selecionadas para a amostra. 

Denomina-se Questionário da Amostra aquele aplicado nas unidades domiciliares selecionadas para a amostra. Além dos quesitos (questões) contidos no Questionário Básico, ele abrange também outras características do domicílio e pesquisa importantes informações sociais, econômicas e demográficas dos seus moradores.

 

 

 

Referências:

CAVENAGHI, Suzana. “Informe técnico - A experiência do Brasil nos módulos de domicílio e família  nos  censos  demográficos”.  CEPAL -  Centro  Latinoamericano  y  Caribeño  de Demografía (CELADE) - División de Población. Seminario-taller “Los censos de 2010 y las condiciones de vida” Santiago, 7 al 9 de junio de 2010

IBGE. Notas Metodológicas - Microdados da amostra de 2010.