main-slide.jpg

WikiDados: Censos Demográficos

Um projeto colaborativo do Centro de Estudos da Metrópole

Microdados e dados agregados

Microdados são bancos de dados em que os registros ou casos (isto é, as linhas) representam as unidades de coleta mais desagregada. No caso dos Censos demográficos, a unidade de coleta é o indivíduo: um questionário é aplicado a cada pessoa residente no Brasil. Assim, um banco de microdados de um Censo é aquele em que cada linha é um indivíduo e cada coluna traz características específicas aplicáveis àquela unidade de análise.

A noção de microdados se contrapõe à de dados agregados, que são, como o nome sugere, agregações ou resumos das informações dos microdados para unidades mais amplas. Podemos, por exemplo, agregar os indivíduos por setores censitários, áreas de ponderação, distritos, municípios, microrregiões, mesorregiões, unidades da federação etc.  Num banco de dados para agregados por setores censitários, cada linha representa um setor e cada coluna trará médias ou somas das características dos indivíduos para aquela unidade geográfica. 

Há banco de microdados apenas para os anos de 1960 em diante. Os Censos anteriores, de 1940 e 1950, realizados pelo IBGE foram processados e divulgados na forma de relatórios e livros -- porém, os questionários e dados originais não foram guardados. É possível consultar, no entanto, as publicações e resultados na Biblioteca Virtual do IBGE. Os Censos mais antigos, de 1872, 1890, 1900, 1906 (realizado apenas na Cidade do Rio de Janeiro) e 1920 também não possuem microdados. 

Para os Censos de 1970 a 1991, o IBGE disponibiliza, em sua loja virtual, os microdados do Universo e da Amostra. Porém, para os anos de 2000 e 2010, apenas estão disponíveis os microdados da amostra -- uma vez que o caráter recente e o detalhamento das informações poderiam violar o sigilo dos respondentes. Deste modo, o que os pesquisadores têm à mão, para 2000 e 2010, basicamente são os microdados da amostra e os dados do Universo agregados por setores censitários. 

Nesta plataforma de extração de dados do Centro de Estudos da Metrópole, deixamos disponíveis os microdados da Amostra das edições de 1960, 1970, 1991, 2000 e 2010.

 

Saiba mais em: